quarta-feira, 25 de novembro de 2009

COMO OUSAIS TRANSFORMAR A CASA DE MEU PAI EM MERCADO! ( João 2:16 )



Precisamos fazer uma leitura atual desta porção Bíblica. Será que a nossa geração, a geração evangélica de hoje, está dominada por este espírito mercantilista ? Parece que sim. A contaminação mercantilista na vida da igreja-evangélica brasileira pode ser vista por todos os lados. Separar o joio do trigo não tem sido tarefa fácil e parece-nos ser um quadro irreversível. Somente a misericórdia do Senhor poderá nos socorrer nestes dias.Temos visto e ouvido falar de muitos servos e servas que foram chamados(as) pelo Senhor, possuíam um ministério "puro" ,e, agora, estão sucumbindo no mar do mercantilismo de Babilônia(Leia Ap 18:1-3). Quem são eles ? São todos cuja motivação é usar a marca EVANGÉLICA para lucrar e fazer dela um meio de vida. Eles viram que é lucrativo ser evangélico e comercializar coisas relacionadas à vida dos evangélicos trás muita riqueza. Quem são ? São pastores, cantores, evangelistas, mestres, profetas, diáconos, apóstolos,e tantos outros com nomenclatura religiosa que estão fascinados por esse MERCADO. Jesus diz a todos vocês: COMO OUSAIS TRANSFORMAR A CASA DE MEU PAI EM MERCADO ! Ouça a Jesus Igreja brasileira ! COMO OUSAIS TRANSFORMAR A CASA DE MEU PAI EM MERCADO ! Como identificar o espírito mercantilista em nós e em nosso meio ?


1)- Observe a linguagem


Primeiro precisamos observar a linguagem. A maneira de falar revela o que está no coração. Quais termos usam. Show - Essa é uma linguagem que tem sido muito comum. Show Gospel. Essa é uma maneira bem mundana que tem substituído a verdadeira adoração. Em nenhum lugar nas escrituras encontramos essa linguagem para adoração ao Senhor Jesus.


2)- Olhe para o Caráter


A integridade, honestidade dessas pessoas. Não podemos ser ministrados por “lobos” que impartem o seu espírito. Se o que impartem está contaminado por falta de caráter não devemos desejar. Normalmente identificamos o caráter de uma pessoa convivendo um pouco com ela. Pessoas muito “ungidas” na pregação, no louvor, etc precisam sair dali e revelar que o que demonstraram não é uma fraude. É muito fácil usar um microfone e demonstrar espiritualidade. Qualquer pessoa pode fazer isso, basta possuir facilidade de comunicação.O caráter cristão será o que revelará a autenticidade na vida dos ministros do altar.


3)- Atenção para a demasiada(exagerada) ênfase ao dinheiro


A palavra diz que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males ( Leia I Tm 6:5-10 ). Ministros que usam da sua posição para lesar as pessoas ministradas, no Brasil, temos de sobra. Existe até os peritos em levantar ofertas. Alguns são chamados exclusivamente para extorquir congregação com o argumento bíblico de fazer a comunidade prosperar. Esses ao serem convidados entram em acordo de que a metade da oferta será deles. É pura ambição egoísta.E grupos musicais que cobram um absurdo para as chamadas apresentações e shows. Em busca do dinheiro de babilônia e dos seus mercadores se aproveitam das festas das cidades. A espiritualização da abertura dessas festas com grupos evangélicos é apenas uma forma que os MERCADORES encontraram para aumentar os seus lucros. O argumento usado é que as prefeituras gastam um absurdos com os cantores famosos seculares e porque não gastar com os grupos evangélicos. O que está por trás de tudo isso é o amor ao dinheiro.


4)- Observe a ausência de simplicidade/Humildade


Quantos ministros eram acessíveis e se tornaram inacessíveis. Perderam a simplicidade/humildade de Jesus. Jesus foi um ministros que andava no meio do povo sendo tocado por todos. O que encontramos hoje são ministros cristãos cheios de segurança para que ninguém se aproxime. Para conversar com eles temos uma lista de protocolos. Lembro-me que certa feita fui à casa de um desses e fique esperando um bom tempo até que ele chegasse. Ao chegar aproximei-me dele e o cumprimentei dizendo a que razão estava ali. O que recebi em alguns segundos de contato foi uma ficha para preencher e aguardar para que a sua equipe pudesse avaliar a ficha. Simplesmente um absurdo. Como podemos tratar as coisas do Senhor por meio de fichas ?


5)- Atenção para a maneira de se vestir


A vestimenta revela o que vai dentro do coração. Se há muita ostentação na vestimenta devemos ficar atentos. Se a vestimenta é “ de menos “ pode ser uma indicação de espírito de lascívia (prostituição,impureza) presente.


6)- Procure saber com quem está vinculado/aliançado

Essa é uma indicação para sermos guardados


7)- Busque conhecer o histórico –Como iniciou a trajetória e o que motivou


8)- Atenção para os critérios que usa para servir

Um comentário:

  1. Paz,

    Parabéns, pelo seu trabalho neste blog. Que Deus em Cristo Jesus continue lhe abençoando poderosamente.

    Estou seguindo o vosso blog.

    Aproveito pra lhe convidar a visitar meu blog também. Avivamento pela Palavra é um blog voltado aos amantes da Bíblia sagrada como Verdade Absoluta e que só através Dela seremos mais crentes e mais cheios do Espirito Santo. Comente, pois seus comentários são muito importante para mim poder estar sempre em melhorias no meu blog.

    http://www.alexandrepitante.blogspot.com/

    Siga-nos também.

    Fica com Deus.
    Um abraço, Alexandre Pitante.

    ResponderExcluir